Campanha Outubro Rosa

Apresentação

O Outubro Rosa é uma campanha anual mundial que alerta a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um dos tipos mais comuns de câncer na população feminina e principal causador de mortalidade pela doença entre as mulheres.

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), em parceria com a Poli Metropolitana e outros 16 locais de 12 municípios do Pará, ofertou 5 mil mamografias e 5 mil consultas para a campanha do mês, cujo o tema foi “Autocuidado: Todos juntos na conscientização do Câncer de Mama”.

Para atender de maneira facilitada as mulheres neste mês de campanha, o número de exames e consultas especializadas com o médico mastologista foram ampliados e os agendamentos puderam ser feitos diretamente através do call center da Policlínica, sem necessidade de regulação prévia através da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa). Os resultados mostraram grande adesão das mulheres, vindas de várias regiões do estado com o intuito de diagnosticar e prevenir o câncer de mama.