ESPECIALIDADES MÉDICAS

As especialidades de Alergologia e Imunologia se dedicam ao estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o sistema imunológico. Entre elas estão as doenças alérgicas, caracterizadas por uma resposta exacerbada do organismo a diferentes agentes, como alimentos, medicamentos, substâncias químicas, entre outros.

É uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar moléstias que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório.

Por meio de avançadas técnicas cirúrgicas, seu objetivo é reconstituir alguma parte do corpo para tratar doenças e deformidades anatômicas, congênitas, adquiridas, traumáticas, degenerativas e oncológicas, bem como de suas conseqüências, objetivando beneficiar os pacientes, visando seu equilíbrio biopsicosocial e consequente melhoria sobre a sua qualidade de vida. As cirurgias plásticas são realizadas sob duas perspectivas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética.

A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.

Especialidade que estuda a anatomia, fisiologia e patologia do aparelho reprodutor feminino (útero, vagina e ovários), bem como o tratamento dos problemas de saúde e doenças do aparelho genital da mulher. Ela abrange também a reprodução humana (gravidez, o parto e o puerpério).

É um ramo da medicina relacionado com o estudo, a prevenção, o diagnóstico e a gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.

A mastologia ou senologia é especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama. A especialidade engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas e que atingem não só mulheres, mas também os homens.

Estuda e trata as doenças relacionadas aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, dentre outras.

É uma das especialidades médicas mais completas pela grande área que trata, pesquisa e acompanha, problemas como: infecções e inflamações das vias aéreas, distúrbios digestivos, da fala, audição, cefaléias (ou as famosas dores de cabeça), tonturas, zumbidos, tosse, trauma facial, e ainda com possibilidade de exercer a terapia especializada em radiologia, endoscopia, cirurgias no segmento cérvido-facial e eletrofisiologia.

É a especialidade médica responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontram-se Apnéia Obstrutiva do Sono, Asma, Bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonias em suas variadas etiologias, Deficiência de Alfa-1-antitripsina (DAAT), Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Interticiais, Transtornos vasculares dos pulmões, Doenças auto-imunes com comprometimento pulmonar e as Pneumoconioses.

Estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais. A especialidade vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o Período Intra-operatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios, realizando atendimento ambulatorial para avaliação.

A avaliação cardiológica prévia é fundamental para realização de cirurgias e conjuntamente com a anestesiologia compõe o chamado risco cirúrgico. A Policlínica atua como ferramenta estratégica para maior rapidez das filas cirúrgicas dos hospitais que compõem a rede estadual de saúde.

Consiste em uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar grandes quadros sintomáticos em adultos e, particularmente, os polissistêmicos ou que abrange diversos órgãos, de acordo com uma perspectiva global e integrada a outras especialidades. Para um paciente que apresenta patologias múltiplas ou de difícil diagnóstico, esta é a especialidade médica mais adequada, pois o médico especializado em medicina interna possui uma visão abrangente do paciente, assegurando a integração dos cuidados, recorrendo, quando necessário, à opinião de especialistas de outras áreas.

É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo (estômago e intestinos). O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

É um segmento da medicina especializado no estudo de doenças relacionadas ao sangue, avaliando suas causas, métodos de prevenção e tratamentos. Deste modo, a hematologia envolve tanto a produção do sangue pelo corpo quanto a avaliação de todos os componentes que formam e estão envolvidos com este fluido, incluindo células sanguíneas, medula óssea, veias e substâncias livre circulantes.

É o ramo da medicina que estuda as doenças infecciosas e parasitárias que podem ser causados por bactérias, fungos, vírus e demais microorganismos. O papel do infectologista está dividido em quatro grandes áreas: Controlar e assistir a infecções hospitalares; Tratamento e análise de doenças infecciosas; Imunização [vacinação] e Aconselhamento no uso de antibióticos.

É a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.

É a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que se relaciona ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

Estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica. Atua na prevenção de acidentes, imunizações (vacinas), aleitamento materno, ou apenas buscando o acompanhamento da criança e do adolescente através de orientações necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura) ou ainda fins curativos, que são procedimentos e tratamentos das diversas patologias que acometem as crianças e adolescentes.

Basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. A depressão e o transtorno bipolar são algumas das doenças tratadas pelo psiquiatra que busca sua cura ou pelo menos amenizar o sofrimento do paciente.