EXAMES E PREPAROS

A administração de colírio é feita para que o profissional avalie com clareza o fundo dos olhos e faça diagnósticos precoces. De uso tópico, o colírio é aplicado nos olhos e pálpebras.

Sem preparo específico
Estudo dos vasos sanguíneos por meio da realização de um exame radiográfico, que serve para avaliar a forma dos vasos e diagnosticar doenças. Podendo ser feito em localidades diferentes do corpo, como cérebro, coração ou pulmões, a depender da doença que se quer investigar.

Sem preparo específico
Tem como propósito avaliar a capacidade do paciente em ouvir e/ou reconhecer os sons. Sendo assim, detecta se há alterações auditivas e toma as medidas preventivas e tratamentos adequados.

Sem preparo específico
Exame que analisa o olho humano com mais detalhe. A biomicroscopia tem a função de avaliar e acompanhar diversas doenças oculares. Através de um microscópio identifica as estruturas da córnea, íris e cristalino e o fundo do olho (nervo óptico e retina central)

Sem preparo específico
Exame que diagnostica alterações no tecido do revestimento do útero, para identificar câncer no colo de útero ou células que podem se transformar. Geralmente, é feito quando é detectado alterações no exame Papanicolau - PCCU.

Preparo:
Não estar no período menstrual; Não ter relações sexuais por 3 dias antes da realização do exame; Não fazer cremes vaginais nas 24 horas anteriores a realização do exame.
Procedimento diagnóstico no qual é retirado uma amostra do tecido do interior da mama, frequentemente um nódulo, que é avaliado em laboratório e observado para verificar a existência de células cancerígenas.

Preparo: 1º Vir acompanhado e alimentado.
2º Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (ex: AAS, Melhoral, Somalgin, Anador, Sonrisal, etc.) ou anti-inflamatórios (ex: Cataflan, Voltarem, e etc.) e Ginkobiloba ou qualquer outro medicamento que interfira na coagulação por 07 (sete) dias que antecedem o exame.
É um exame endoscópico do intestino grosso e parte do intestino delgado, reto e íleo. Seu objetivo é encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no órgão, rastreando câncer de cólon e reto.

ÀS VESPERAS DO EXAME:
1. Não tomar leite ou derivados (queijo, manteiga, iogurtes etc.)
2. Não comer fibras (frutas, legumes, verduras, feijão, milho etc.)
3. Tomar bastante líquido (água, água de coco, chá etc).
4. Tomar 4 comprimidos de DUCOLAX as 14h. Se o intestino não funcionar, tomar mais 2 comprimidos as 18h.
5. Até 22 horas é permitido canja (sem legumes), arroz branco, carne ou frango, peixe cozido ou grelhado (sem legumes), torrada ou bolacha salgada (sem legumes).

NO DESJEJUM
Se o exame for pela MANHÃ
1. No desjejum as 4h30, tomar chá com bastante açúcar ou adoçante.
2. Às 8h tomar 200 ML de IMOLAC misturando com 1/2 litro de suco de laranja coado ou água e 1 frasco de luftal (dimeticona). Não adicionar açúcar. Tomar 1 copo de 200 Ml a cada 15 minutos.
3. Tomar água ou água de coco a vontade até as 5h.
4. Vir acompanhado por uma pessoa maior de idade e em boas condições físicas e mentais. Não vir dirigindo pois será submetido a sedação, caso contrário o procedimento será remarcado.
5. Objetos de valor serão deixados com o acompanhante antes da entrada para realização do exame.
6. Não pode vir de motocicleta.

Se o exame for pela TARDE
1. No desjejum as 5h, tomar chá com bastante açúcar ou adoçante.
2. Tomar água ou água de coco a vontade até as 6h.
O exame consiste na medição da pressão intraocular por diversas vezes ao longo do dia. Tem como objetivo identificar a variação da pressão, já que pode ser por ocorrências das atividades diárias e condições como cansaço, sono, luminosidade, entre outros.

Sem preparo específico
A partir de um aparelho de ondas ultrassônicas, o exame de ecocardiografia é realizado para diagnosticar a estrutura e o funcionamento do coração. É um recurso utilizado na área da cardiologia, permitindo avaliar e investigar doenças cardíacas congênitas ou adquiridas, a partir de ondas sonoras que formam imagens.

Sem preparo específico.
É um exame que monitora a atividade elétrica cerebral espontânea, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Indicado para todas as idades, desde recém-nascidos até idosos. É um exame indolor e pode ser utilizado para diagnosticar e monitorar problemas como distúrbios do sono, Acidente Vascular Cerebral – AVC, Tumor Cerebral, Epilepsia, causas de coma, dentre outras patologias.

PREPARO SEM SEDAÇÃO:
a) Os cabelos precisam estar lavados e secos para realização do EEG (PRIORITARIAMENTE LAVAR COM SABÃO NEUTRO);
b) NÃO USAR: Cremes de cabelo, gel ou laquê;
c) Em caso de aplicação de tintura nos cabelos, é preciso aguardar intervalo de 48h para realizar o exame;
d) É fundamental e necessária a privação do sono pelo maior tempo possível na noite anterior ao exame (dormir, no máximo, quatro horas) e vir bem alimentado;
e) As medicações em uso continuo não devem ser modificadas;
f) Recomenda-se vir acompanhado no dia do exame;
g) Usuários de lentes de contato precisam retirá-las antes do exame.

PREPARO COM SEDAÇÃO:
a) Realizar jejum de 8 (oito) horas;
b) Os cabelos precisam estar lavados e secos para realização do EEG (PRIORITARIAMENTE LAVAR COM SABÃO NEUTRO);
c) NÃO USAR: Cremes de cabelo, gel ou laquê;
d) Em caso de aplicação de tintura nos cabelos, é preciso aguardar intervalo de 48h para realizar o exame;
e) É fundamental e necessária a privação do sono pelo maior tempo possível na noite anterior ao exame (dormir, no máximo, quatro horas);
f) As medicações em uso continuo não devem ser modificadas;
g) Vir acompanhado por UMA pessoa maior de idade e em boas condições de saúde física e mental. (Será permitido apenas UM acompanhante por paciente. Seus pertencem serão entregues à esta pessoa);
h) Usuários de lentes de contato precisam retirá-las antes do exame.

Para maiores informações, (91) 4005-0510.
Para analisar a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno, a endoscopia digestiva alta é feita através um tubo flexível que tem um chip em sua ponta e que captura imagens do sistema digestivo a partir de uma câmera. Importante para diagnosticar doenças como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

PREPARO:
a) Jejum total (sólidos e líquidos) de 08 horas;
b) No dia do exame o paciente não deve estar gripado/resfriado;
c) O paciente não deve usar cremes hidratantes, protetor solar ou qualquer tipo de maquiagem no dia do exame;
d) Vir acompanhado por UMA pessoa maior de idade e em boas condições de saúde física e mental. (Será permitido apenas UM acompanhante por paciente. Seus pertencem serão entregues à esta pessoa);
e) Não vir dirigindo carro ou motocicleta;
f) Mulheres, não vir com trajes curtos;
g) Não usar esmalte nas unhas, pois prejudica a leitura da oximetria de pulso. Atenção! O paciente deverá chegar com 40 minutos de antecedência. É necessário passar por consulta de enfermagem prévia ao exame.

Para maiores informações, (91) 4005-0510.
Utilizada para obtenção de imagens da vesícula biliar, os ductos hepáticos e as vias biliares de pacientes com suspeita de doenças abdominais. As imagens são destacadas em áreas que a água se destaca.

Atenção pacientes
1. Jejum de 06 (seis) horas antes do exame.
2. Trazer os exames anteriores ATENÇÃO: PACIENTE ACIMA DE 60 ANOS DEVEM TRAZER EXAMES DE SANGUE (UREIA E CREATININA).
Procedimento que visualiza as estruturas anatômicas do nariz, que enxerga com mais detalhes a garganta e as pregas-vocais. Além de identificar com precisão o processo inflamatório, infeccioso, obstrutivo e observar pontos sangrantes e tumores.

Sem preparo específico
Ajuda a avaliar o ângulo da câmara anterior aos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento, em contato com a córnea. É fundamental para verificar a pressão intraocular e da câmara interior, por onde é feito o escoamento do humor aquoso (líquido que nutri a córnea e cristalino).

Sem preparo específico
Exame clínico utilizado para identificar a perda auditiva, através do funcionamento das estruturas que formam a orelha média e a tuba auditiva, canal que liga a orelha ao nariz e à garganta. Detecta disfunções na movimentação da membrana, infecções auditivas e até nasais.

Sem preparo específico
Exame de rastreio por imagem que analisa o tecido mamário. Identifica lesões, nódulos, assimetrias e é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mamas, fase da doença em que as chances de cura são muito elevadas.

Sem preparo específico
Exame que avalia a qualidade do sono e identifica distúrbios como a apneia. Além disso, monitora o funcionamento do organismo e mede a atividade respiratória, muscular e cerebral, entre outros fatores, durante o sono.

PREPARO:
Não consumir café, bebidas energéticas ou alcoólicas 24h antes do exame; Não utilizar cremes corporais, hidratantes no dia do exame; Lavar o cabelo com shampoo, de preferência shampoo neutro; Não pintar as unhas com esmalte de cor escura; Para o exame levar: material de uso pessoal (escova e creme dental, toalha de rosto e sabonete) e roupa confortável; Ir alimentado; Comparecer à clínica das 19:00 às 20:00.
OBS: NÃO SUSPENDER O USO DE MEDICAMENTOS HABITUAIS. ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO ACOMPANHANTES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME.
Preparo informado previamente em consulta de Enfermagem.
É um procedimento que permite analisar a porção superior do abdome com imagens das veias e artérias, além dos órgãos que fazem parte da região: fígado, pâncreas, baço, rins, suprarrenais e retroperitônio.
Método diagnóstico por imagem que retrata imagens em alta resolução dos órgãos do corpo, sem utilizar radiação. É possível identificar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas, além de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. É considerada um grande avanço do século em diagnóstico médico por imagem.

1. Jejum de 06 (seis) horas antes do exame
2. Tomar 2 (dois) comprimidos de DUCOLAX às 16:00 no dia anterior ao exame.
3. Tomar 100 gotas de luftal duas horas antes do exame.
4. NÃO tomar açaí 3 dias antes do exame.
5. Trazer exames anteriores. ATENÇÃO: PACIENTE ACIMA DE 60 ANOS DEVEM TRAZER EXAMES DE SANGUE (UREIA E CREATININA).
Preparo informado previamente em consulta de Enfermagem.
Exame que submete o paciente monitorizado a esforço físico gradual e crescente realizado em esteira rolante. Tem como objetivo a ampla avaliação de frequência cardíaca, ritmo cardíaco, pressão arterial e outros parâmetros que possam identificar alterações cardiológicas.

PREPARO:
Vir alimentado; Tomar banho apenas com sabonete neutro; Vir de roupas leves (preferencialmente vir de tênis para a realização do exame); Tomar seus remédios normalmente no dia do exame e trazer a receita e/ou as caixas das medicações; NÃO tomar café preto ou Coca-Cola; NÃO ingerir bebidas alcoólicas pelo menos 24 h antes do exame; NÃO praticar exercícios físicos antes do exame;
NO DIA DO EXAME:
Não usar hidratante, sabonetes cremosos na pele ou óleos corporais; Se seu teste for marcado para tarde, alimente-se apenas do necessário.
Obs 01: As MULHERES devem vir de tops ou sutiã sem haste metálica.
Obs 02: Os Homens deverão vir depilados na região do tórax, ou trazer um aparelho de barbear novo.
A partir da combinação de equipamentos especiais de Raios X e computadores programados para formação de imagens de alta qualidade dos órgãos internos, a tomografia é um exame complementar que consiste permite diagnosticar alterações morfológicas em diversas partes do corpo.

Sem preparo específico
Quando a imagem fica ruim, borrada, afeta o resultado do exame ou atrasa o diagnóstico em função de movimentos do paciente durante a realização, a sedação é usada para evitar movimentos, usado, principalmente, em bebês ou crianças, pacientes claustrofóbicos e com dificuldade de permanecer imóvel.

Preparo informado previamente em consulta de Enfermagem.
Processo que mede a pressão interno do globo ocular, o tom e a firmeza da superfície. Essa pressão pode sofrer alterações, já que é formada por um líquido que está localizado entre a íris e a córnea. A quantidade desse líquido estabelece a pressão intraocular.

Sem preparo específico
A Ultrassonografia com Dopller é um exame que além das imagens dos órgãos, indica os vasos sanguíneos e o fluxo de sangue de uma determinada região do corpo, através de equipamentos que dispõem desta tecnologia (Dopller), auxiliando no diagnóstico de problemas circulatórios.

Sem preparo específico
Processo que avalia possíveis alterações na morfologia dos órgãos abdominais e das estruturas como fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferiores, adrenais e órgãos localizados na região pélvica.

PREPARO:
Às Vésperas do Exame
JEJUM DE OITO HORAS. O jejum pode ser de seis horas para pacientes diabéticos. a) Dieta leve no dia anterior ao exame (sopa de legumes, frutas, chás com bolachas de água e sal). Devendo evitar refrigerantes, águas com gás, sucos, leites e derivados e alimentos gordurosos. b) Se possível, tomar um comprimido de Dimeticona (flagas ou luftal), via oral, de 6/6 horas, iniciando dois dias antes do exame. NÃO É EXIGÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME.
No dia do Exame:
TOMAR 8 (OITO) COPOS DE ÁGUA 2 HORAS ANTES DO EXAME. Exceto para paciente com Insuficiência renal crônica. 3 Manter a bexiga cheia até a realização do exame. 4 NÃO FUMAR ANTES DO EXAME.
Exame realizado para enxergar as regiões de cavidade oral como: orofaringe, hipofaringe e laringe. É indicado para investigar as causas das doenças nessa região, como tosse crônica, rouquidão e dificuldade para engolir, por exemplo.

Sem preparo específico
Análise do estado da saúde do paciente, através do estudo de material biológico como sangue, fezes e urina, a fim de identificar possíveis patologias como infecções ou insuficiência de substâncias no organismo.
Considerando o grau ou o tipo de perda auditiva, os aparelhos auditivos buscam compensar a carência auditiva do paciente. Eles amplificam os sons agudos e preservam os graves que o usuário não ouve mais e possibilitam uma nova comunicação em sua vida.

Sem preparo específico
É um exame que avalia todo o sistema auditivo e identifica ondas elétricas geradas a partir de um estímulo sonoro. As ondas são formadas nos ouvidos, no nervo auditivo e nas estruturas do tronco cerebral. Com esse exame, é possível identificar se existe ou não a perda da audição.

Com Sedação
a) Jejum total (sólidos e líquidos) de 08 horas;
b) No dia do exame o paciente não deve estar gripado/resfriado;
c) O paciente não deve usar cremes hidratantes;
d) Protetor solar ou qualquer tipo de maquiagem no dia do exame;
e) Trazer exames realizados anteriormente, caso possua.

Atenção! O paciente deverá chegar com 40 minutos de antecedência. É necessário passar por consulta de enfermagem prévia ao exame.

Sem Sedação
a) No dia do exame o paciente não deve estar gripado/resfriado; b) O paciente não deve usar cremes hidratantes, protetor solar ou qualquer tipo de maquiagem no dia do exame;
c) Trazer exames realizados anteriormente, caso possua.

Atenção! O paciente deverá chegar com 40 minutos de antecedência. É necessário passar por consulta de enfermagem prévia ao exame.

Para maiores informações, (91) 4005-0510
É um exame que consiste na retirada de uma parte específica do corpo para a realização de uma análise laboratorial (histopatológico). Realizado para avaliação e fechamento de diagnóstico quando existe a suspeita de alguma doença.

Sem preparo específico
Método de análise que detecta a presença de doenças nos gânglios linfáticos. Conhecidas como ínguas, são estruturas pequenas e ovais, localizadas em diferentes partes do corpo como axilas, pescoço e na virilha. Os gânglios fazem parte do sistema imunológico que ajudam, reconhecem e combatem bactérias que causam infecções.

Sem preparo específico
Corresponde na retirada de uma amostra da pele que investiga alguma alteração ou aponta algo que interfira na qualidade de vida do paciente. Procedimento simples que faz a coleta sob anestesia local e que diagnostica desde doenças inofensivas (cistos e verrugas) e até as mais graves, como o câncer de pele.

Sem preparo específico
Procedimento médico diagnóstico que avalia a vagina, o colo do útero, os tecidos e a vulva, por meio de um instrumento que amplia e ilumina. É um exame realizado em conjunto com o Papanicolau, capaz de identificar os tecidos dos órgãos e diagnosticar inflamações, pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas.

PREPARO:
Não estar no período menstrual; Não ter relações sexuais por 3 dias antes da realização do exame; Não fazer cremes vaginais nas 24 horas anteriores a realização do exame.
Exame que mede a densidade mineral óssea, detecta precocemente a perda da massa óssea e faz uso de baixa quantidade de radiação. É um método de diagnóstico para a osteoporose e osteopenia.
O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do coração. Seu objetivo é identificar se existe falha na condução elétrica do órgão (bloqueios ou parte do músculo que não se move como deveria), representada por um gráfico, mostra o seu funcionamento e aponta possíveis suspeitas.

Sem preparo específico
Exame neurofisiológico que diagnostica e prognostica lesões no sistema nervoso periférico (SNP), isso inclui avaliação dos componentes sensoriais e motores dos nervos e até os músculos, ou seja, as respostas que estes componentes aos comandos cerebrais, o que pode ser afetado como sintoma de doenças neurológicas como as Escleroses Múltiplas, Doença de Huntington, Doença de Alzheimer, dentre outras.

PREPARO:
Realizar privação de sono (dormir no máximo 4 horas na noite anterior); Lavar os cabelos no dia anterior com sabão de coco ou sabão neutro/glicerinado. Não usar condicionador, cremes, gel ou qualquer produto nos cabelos; Vir com os cabelos completamente secos no dia do exame; Não interromper medicações em uso, ou seja, continuar tomando as medicações de uso contínuo normalmente; Vir realizar o exame bem alimentado; Trazer uma toalha de rosto para limpeza do couro cabeludo.

Trazer exames anteriores, se houver: Eletroneuromiografia, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética da coluna vertebral.
O paciente não poderá apresentar nenhum tipo de infecção de pele ou ferida aberta no membro que irá realizar o exame, devendo nestes casos reagendá-lo.
Se o paciente for portador de algum distúrbio de coagulação, deverá trazer laudo recente do médico responsável pelo tratamento da doença.
Caso o paciente faça uso de alguma medicação anticoagulante, deverá trazer o nome da doença e informar ao médico na sala do exame.
Caso o paciente faça uso de alguma medicação anticoagulante, deverá trazer o nome da doença e informar ao médico na sala do exame.
Caso o paciente tenha idade igual ou superior a 65 anos, deverá trazer acompanhante.

Atenção! O exame dura em média 30 minutos, podendo variar o seu tempo de duração.

Atenção! Usar bermudas elásticas ou de tecido elástico (se o paciente for homem), bermudas largas ou de tecido, vestido ou saia larga (se o paciente for mulher).
É conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Exame de Sopro e mede a quantidade de ar pelo fluxo de entrada e saída dos pulmões.

Sem preparo específico
Serve para verificar e encontrar doenças das vias aéreas altas (nariz, faringe e laringe), como rinites e faringites. Por meio de uma introdução de um tubo nas narinas, o endoscópio obtém imagens da mucosa e das estruturas da região.

Sem preparo específico
Técnica de observação do fundo do olho que consiste em examinar as artérias, veias e nervos da retina. É projetada uma luz que permite ver o fundo dos olhos com ajuda de uma lente especial. É fundamental para identificar doenças oculares.

Sem preparo específico
A eletrocardiografia dinâmica (holter) consiste na gravação por periodos prolongados do eletrocardiograma, para isso, usa-se um gravador ligado por fios e adesivos ao torax. O aparelho grava por 24 horas initerruptas.

PREPARO:
a) Tomar banho antes de colocar o aparelho;
b) Usar roupas folgadas;
c) Não suspender o uso de medicações habituais;
d) Os homens devem trazer um aparelho de barbear novo.

Atenção! Caso algum adesivo soltar, prender novamente com esparadrapo. Após a fixação dos eletrodos o paciente não poderá tomar banhos até a sua retirada, após 24 horas.

Para maiores informações, (91) 4005-0510
Conhecido como audiometria vocal, a logoaudiometria é um procedimento que analisa a recepção, detecção e o reconhecimento da fala do indivíduo. A partir de estímulos vocais, o profissional detecta e analisa a capacidade do paciente ao compreender a fala.

Sem preparo específico
É uma sigla que significa Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. O exame é realizado para avaliar as oscilações e picos da pressão arterial que podem indicar a hipertensão. É realizado por 24 horas para obter dados do paciente enquanto dorme e realiza atividades diárias. O MAPA avalia a pressão arterial a cada 15 minutos. Usa-se um gravador que afere e salva os dados de cada medição, o que implica em portá-lo por 24 horas seguidas durante a execução do exame.

PREPARO:
a) Tomar banho antes de colocar o aparelho;
b) Usar roupas folgadas;
c) Não suspender o uso de medicações habituais;
d) Os homens devem trazer um aparelho de barbear novo.

Atenção! Caso algum adesivo soltar, prender novamente com esparadrapo. Após a fixação dos eletrodos o paciente não poderá tomar banhos até a sua retirada, após 24 horas.

Para maiores informações, (91) 4005-0510
Exame diagnóstico por imagem, que faz o uso de radiação para obter imagens (radiografia) das diversas partes do corpo, é comumente solicitado para identificar fraturas ortopédicas, por exemplo.
Exame que auxilia no diagnóstico das doenças abdominais, tanto no abdome superior e abdome inferior, chamado de pelve. É um procedimento que avalia com precisão os ossos, músculos, genitálias e verifica com facilidade tumores.

PREPARO:
Jejum de seis horas antes do exame; Tomar 2 (dois) comprimidos de ducolax ou lacto purga às 16:00 no dia anterior ao exame; Tomar 100 gotas de luftal 2 horas antes do exame; Não tomar açaí 3 dias antes do exame; Trazer os exames anteriores.
ATENÇÃO:
✓ PACIENTE ACIMA DE 60 ANOS DEVEM TRAZER EXAMES DE SANGUE (UREIA E CREATININA).
✓ SE FOR DO SEXO MASCULINO LEVAR EXAMES DE P.S.A
✓ SE FOR DO SEXO FEMININO NÃO PODE ESTAR NO PERIODO MENTRUAL.
Preparo informado previamente em consulta de Enfermagem.
Exame endoscópico que visualiza a parte final do intestino grosso: o reto e o cólon sigmóide. É utilizada para o diagnóstico ou acompanhamento de hemorroidas, fístulas, fissuras, inflamações crônicas, pólipos, doenças inflamatórias intestinais e neoplasias (tumores).

ÀS VESPERAS DO EXAME:
1. Não tomar leite ou derivados (queijo, manteiga, iogurtes etc.)
2. Não comer fibras (frutas, legumes, verduras, feijão, milho etc.)
3. Tomar bastante líquido (água, água de coco, chá etc).
4. Tomar 4 comprimidos de DUCOLAX as 14h. Se o intestino não funcionar, tomar mais 2 comprimidos as 18h.
5. Até 22 horas é permitido canja (sem legumes), arroz branco, carne ou frango, peixe cozido ou grelhado (sem legumes), torrada ou bolacha salgada (sem legumes).

NO DESJEJUM
Se o exame for pela MANHÃ
1. No desjejum as 4h30, tomar chá com bastante açúcar ou adoçante 2. Às 8h tomar 200 ML de IMOLAC misturando com 1/2 litro de suco de laranja coado ou água e 1 frasco de luftal (dimeticona). Não adicionar açúcar. Tomar 1 copo de 200 Ml a cada 15 minutos.
3. Tomar água ou água de coco a vontade até as 5h.
4. Vir acompanhado por uma pessoa maior de idade e em boas condições físicas e mentais. Não vir dirigindo pois será submetido a sedação, caso contrário o procedimento será remarcado)
5. Objetos de valor serão deixados com o acompanhante antes da entrada para realização do exame.
6. Não pode vir de motocicleta.

Se o exame for pela TARDE
1. No desjejum as 5h, tomar chá com bastante açúcar ou adoçante.
2. Tomar água ou água de coco a vontade até as 6h
Exame realizado na primeira semana do recém-nascido que tem como objetivo diagnosticar precocemente alteração visão. É considerada importante na prevenção da cegueira infantil, além de identificar outras doenças oculares como catarata congênita, glaucoma ou estrabismo.

Sem preparo específico
Exame de alta resolução que avalia qualquer parte do organismo com imagens mais nítidas. Os tecidos aspiram o contraste, o que permite observar com mais precisão nas regiões vascularizadas. Demonstra-se um exame muito eficiente para diagnóstico de regiões como crânio, coluna, abdome e articulações.

PREPARO
1. Realizar jejum de 8 horas.
2. Suspender a medicação METFORMINA (GLIFAGE) por 48h antes do exame.
3. Se realizou procedimento com contraste anteriormente e apresentou alguma reação alérgica, realizar medicação prescrita.
Procedimento utilizado para avaliar as artérias que fornecem sangue ao coração. Dessa forma, detecta anomalias estruturais do coração, da membrana que o envolve, vasos sanguíneos, pulmões e das estruturas que dão suporte ao tórax.

Sem preparo específico
Exame de imagem diagnóstico que tem o objetivo de visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo, através das ondas ultrassônicas de alta frequência, em tempo real. Dessa forma, auxilia na detecção de doenças e variações anatômicas como forma, tamanho e textura das estruturas dos órgãos.
A partir de ondas formadas em uma tela de computador, a ultrassonografia de abdome superior projeta imagens para identificar doenças abdominais e avaliar as dores abdominais e localizar pedras (cálculos) na vesícula, nos rins ou nas vias urinárias.

Preparo:
JEJUM DE OITO HORAS. O jejum pode ser de seis horas para pacientes diabéticos. a) Dieta leve no dia anterior ao exame (sopa de legumes, frutas, chás com bolachas de água e sal). Devendo evitar refrigerantes, águas com gás, sucos, leites e derivados e alimentos gordurosos. b) Se possível, tomar um comprimido de Dimeticona (flagas ou luftal), via oral, de 6/6 horas, iniciando dois dias antes do exame. NÃO É EXIGÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME. No dia do exame: 2 NÃO FUMAR ANTES DO EXAME. ATENÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO TOMAR ÁGUA E NEM MANTER A BEXIGA CHEIA
Exame realizado para diagnosticar através de imagens alterações e/ou lesões da bexiga, próstata e vesículas seminais. As imagens são projetas por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência.

No dia do exame
TOMAR 8 (OITO) COPOS DE ÁGUA 2 HORAS ANTES DO EXAME. Exceto para paciente com Insuficiência renal crônica. 2. Manter a bexiga cheia até a realização do exame. 3. NÃO FUMAR ANTES DO EXAME.