Policlínica Metropolitana suspende atendimento nas especialidades de rotina

Quando o perfil original da unidade for restabelecido, a Policlínica avisará aos pacientes as novas datas para os procedimentos suspensos temporariamente
07/03/2021 18h39
Por Caroliny Pinho (SESPA)

Em mais uma ação do Governo do Pará destinada a conter a pandemia de Covid-19 na Região Metropolitana de Belém, desde o último sábado (06) a Policlínica Metropolitana está atendendo exclusivamente pessoas com sintomas leves e moderados da doença. Por isso, todas as consultas médicas, exames complementares e procedimentos cirúrgicos das especialidades rotineiras da Policlínica estão suspensos.

“Neste momento, nossa intenção é priorizar o atendimento dos casos suspeitos da doença para conter uma nova onda da Covid-19 no Estado. Estamos criando estratégias para atender com mais qualidade a população, por isso optamos por mudar o perfil de atendimento da Policlínica Metropolitana, que está preparada para atender até 600 pacientes diariamente”, explica o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

A Policlínica Metropolitana atende, em seus procedimentos rotineiros, os programas “Pós-operatório Rápido” e “Triagem Pós-Covid”, criados e implantados pelo governo estadual. Quem havia marcado consultas a partir desta segunda-feira (8), deve aguardar a notificação, que já está sendo feita pela equipe da unidade neste domingo (7). “Neste momento, todos os atendimentos na Policlínica Metropolitana estão suspensos. Os pacientes já agendados e aqueles que estariam vindo pela primeira vez serão notificados por telefone sobre a suspensão temporária dos serviços”, informa a diretora executiva da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes.

Recomendações - O atendimento exclusivamente para casos de Covid-19 deve ser mantido por até 30 ou 60 dias, quando deve ser reavaliado pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Assim que a equipe definir a data para o retorno do perfil de atendimento da unidade, os pacientes com procedimentos agendados receberão nova ligação com informações sobre a data dos procedimentos.

“Nossa principal recomendação é que só procurem a Policlínica Metropolitana pessoas que estiverem sentindo sintomas leves da Covid-19, como febre baixa, coriza, dores de cabeça e no corpo. Os demais casos, de pacientes que precisam pegar exames, por exemplo, devem aguardar a ligação da equipe da Policlínica Metropolitana para receber as orientações sobre como o procedimento será feito”, reitera o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz.

Em caso de dúvidas sobre a remarcação dos procedimentos, a orientação é entrar em contato pelos telefones 4005-0510 (Call Center) e 98521-5110 (somente para mensagens de WhatsApp).

Fonte: Agência Pará www.agenciapara.com.br/noticia/25633